Representando o DAMEC (Departamento Acadêmico de Mecânica) e o PPGEM (Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica e Materiais) da UTFPR, alunos, professores e pesquisadores do Centro de Pesquisas em Reologia e Fluidos Não Newtonianos (CERNN) marcaram presença na 9ª edição do Encontro Nacional de Construção de Poços de Petróleo e Gás (ENAHPE). O evento, realizado em Matinhos, no litoral paranaense, reuniu destacados profissionais e acadêmicos da área, promovendo um espaço para discussões e análises críticas sobre processos e inovações relacionados à indústria de petróleo e gás no Brasil.
A programação do ENAHPE 2023 contou com palestras e apresentações de temas como Fluidos e Hidráulica; Técnicas e Equipamentos de Perfuração e Completação; Cimentação, Estimulação e Controle de Areia; Transformação Digital e Automação; Integridade de Poço, Abandono de Poço; Tratamento de Sólidos, Aspectos Ambientais, Confiabilidade e Incrustação em Poços. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer as novas tendências da área e compartilhar conhecimentos.
Outro destaque do ENAHPE foi a premiação do Student Contest, concurso que contemplou os melhores trabalhos de desenvolvimento tecnológico apresentados durante o evento. O CERNN brilhou conquistando prêmios nas três categorias disputadas. Os alunos ganhadores foram:
- Emiliano Da Cruz – 1º lugar da categoria Graduação
- Giovani Montagnoli – 3º lugar da categoria Mestrado
- Yamid Garcia – 1º lugar da categoria Doutorado
Emiliano, estudante de iniciação cientifica, apresentou o trabalho “Impact of Microparticles on the Rheological Behavior of Drilling Fluids” que faz parte da pesquisa desenvolvida pelo pesquisador Luis H. Quitian e supervisionada pelo professor Admilson Franco. O trabalho abordou questões cruciais no campo do petróleo e gás com foco na formulação e caracterização de fluidos de perfuração. Da mesma forma, o mestrando Giovani Montagnoli apresentou o trabalho intitulado “Development of an experimental unit to study column entrapment” coorientado pelo pesquisador Roque Junior e orientado pelo professor Cezar Negrão. A pesquisa avalia o aprisionamento da coluna controlando diferentes condições de poço e ajudando a otimizar variados processos. E por fim, o pesquisador Yamid Garcia foi premiado pelo trabalho “Methodology for rheological characterization of complex fluids using in-situ visualization”, pesquisa orientada pelos professores Eduardo Germer e Admilson Franco. Em seu trabalho, Yamid desenvolveu uma metodologia para correlacionar curvas de escoamento de diferentes fluidos usando técnicas de visualização em condições de escoamento similares às condições de operação em campo.
O ENAHPE 2023 contou com a comissão organizadora composta por integrantes do CERNN e liderada pelo professor Silvio Junqueira. Em conjunto com os apoiadores do evento, os anfitriões da UTFPR proporcionaram um ambiente propício à troca de ideias e ao avanço do setor. Enquanto as cortinas desta edição do ENAHPE se fechavam, o CERNN e todos os participantes se despediam com uma sensação de dever cumprido e com grandes expectativas em relação ao futuro da indústria de perfuração e completação de poços. O ENAHPE 2023 estabeleceu um padrão elevado e inspirador para os próximos encontros.