Laboratório de Meios Porosos – LaMP

O Laboratório de Meios Porosos (LaMP/CERNN/UTFPR) possui uma infra-estrutura que contempla aparatos experimentais e unidades de simulação computacional com o objetivo de realizar diferentes estudos envolvendo fenômenos de transporte em meios porosos e particulados.

Sobre o LaMP

Descrição: O Laboratório de Meios Porosos (LaMP/CERNN/UTFPR) possui uma infra-estrutura que contempla aparatos experimentais e unidades de simulação computacional com o objetivo de realizar diferentes estudos envolvendo fenômenos de transporte em meios porosos e particulados.

Espaço Físico: uma sala de 70 m² dividida pela metade: laboratório experimental e sala de computadores. Localizado no segundo andar do Bloco N (UTFPR – Sede Ecoville).

Potencialidades: A estrutura do LaMP é capaz de investigar problemas como: tamponamento de fraturas para o combate de perda de circulação em poços; formação de torta e previsão do raio crítico de invasão de fluidos; avaliação de fluidos não newtonianos em meios porosos e particulados; detecção de danos em formação porosa através de perfis de temperatura do poço; e transferência de calor em cavidades porosas.

Professor Responsável: Prof.Silvio L. M. Junqueira
Engenheiro Responsável: Eng. Fernando C. De Lai
Analista de Ti : Luiz Gustavo Galerani

Softwares

NomeFabricanteAplicação
CFXAnsysEstudos de escoamento de fluidos e transferência de calor
FluentAnsysEstudos de escoamento de fluidos e transferência de calor
StarCCM+SiemensEstudos de escoamento de fluidos e transferência de calor
LabVIEWNational InstrumentsAquisição e controle de dados dos aparatos experimentais

Equipamentos

NomeFabricanteAplicação
Unidade Experimental de perda de circulação em canal poroso e fraturadoFabricação própriaAvaliação de problemas como: fenômenos de invasão e influxo de fluidos; processo de tamponamento de fraturas com material particulado; formação de torta em superfícies porosas; controle de produção de sólidos.
Unidade Experimental Core Holder de filtração APIOFITE EquipmentsAvaliação do fenômeno de formação de reboco particulado de fluidos de perfuração. Análise da formação de torta em meios porosos, do volume de filtrado, da redução de permeabilidade do substrato poroso e da eficiência de filtração
ComputadoresDell, Cooler Master3 computadores no laboratório experimental para auxiliar nos experimentos e 10 computadores para simulação.
ImpressoraBrotherImpressão para auxiliar na pesquisa.